A prática do Tiro Desportivo em Portugal

Procedimentos necessários

 

O tiro desportivo além de interessante tem como já referi em outros artigos muitas vantagens para o praticante. Permite desenvolver a concentração, o domínio, a responsabilidade e cultivar a calma.

Infelizmente continua a haver tendência para associar as armas a coisas terríveis e negativas. O tiro desportivo não deve nunca ser visto como tal. Muito pelo contrário, devem olha-lo quase como um modo de estar ou de ser.

Independente da modalidade que se queira praticar e para que nela possam evoluir o 1º passo deve ser a filiação num clube de tiro.

Claro que para as armas de recreio isso não tem sido um obstáculo até hoje, no entanto essa é a forma de garantirem que legalmente estão habilitados a faze-lo. Assim e após a obtenção da licença de tiro desportivo para a modalidade que querem praticar tudo se torna mais fácil.

A licença de tiro desportivo é uma licença de uso e porte de arma que serve para qualquer modalidade de tiro.

Para a sua obtenção devem frequentar um curso de formação normalmente dado pelo clube de que fazem parte e depois fazer um exame com uma prova teórica sobre legislação e uma prática sobre manuseamento e segurança com as armas e também de tiro.

As licenças estão divididas em categorias e os exames têm algumas diferenças dependendo da categoria que se quer praticar.

No site da Federação Portuguesa de tiro podem encontrar uma lista dos clubes que estão devidamente licenciados, posteriormente podem contactar aquele que mais vos interesse e saber se tem a modalidade de tiro que pretendem praticar.